UOL

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Consultar bula de medicamento pelo princípio ativo ou sal de genérico, ético e similar

Muitas vezes, surgem dúvidas quanto ao nome de algum medicamento ou por ter perdidoa bula, por isso vou relatar os principais meios de pesquisar na internet o nome comercial, princípio ativo ou “sal” dos medicamentos éticos, genéricos e similares, com facilidade e com informações detalhadas.
Segue algumas opções para consultar medicamentos. Usei alguns nomes comerciais e genéricos para criar um nível de pesquisa e mostrar o que ocorreu em cada caso pesquisado.
  • O site da Anvisa disponibiliza uma lista de medicamentos de referência em PDF e principalmente um bulário eletrônico neste local é possível pesquisar pelo nome do medicamento, princípio ativo e empresa farmacêutica. Baixei a bula da Nimesulida (Nisulid), ácido Acetilsalicílico – Aspirina, sibutramina, ranitidina (Antak). Achei a busca um pouco lenta, mas o serviço é bom. Existe também um hotsite sobre medicamentos genéricos com várias informações.
  • Consultar remédios – Neste link você pode fazer pesquisa de medicamento ou substância química, apresenta uma boa gama de medicamentos durante as buscas e separa por “G” genérico “S” similar e “R” de referência. Apresenta também o preço médio ao consumidor  e outros dados, mas não busca a bula do medicamento. É possível também calcular desconto de cada medicamento. Pesquisei ciplofloxacino, diclofenaco e microvlar.
  • Em Emedix você pode fazer busca de genéricos, mas não apresenta bulas.
  • Em bulas med pode ser encontrado bulas de medicamento, mas é necessário fazer cadastro.
  • O site tua saúde Oferece alguns resultados interessantes, mostra também as categorias de medicamentos, pesquisei alprazolam (Xanax), ribonabanto, cortisona, fluoxetina, Alopurinol (Zyloric), mas tentei alguns outros medicamentos e não obtive resposta.
  • Bibliomed: Neste link você pode consultar medicamentos somente se for assinante associado.
Espero que seja útil esta lista de sites para que possa consultar a bula que deseja, mas não se esqueça, medicamento não deve ser tomado sem o conhecimento e aval de seu médico, vários problemas podem ocorrer se fizer uso desta prática.


Se você usa algum outro sistemas de busca de bulas de medicamento, e ele não consta nesta lista, dixe no saber qual. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário